Tempos modernos

Como era mesmo o mundo antes do Facebook?
Hummm... deixe-me ver se lembro...
As fotos não eram instantâneas. Isso, a gente não sabia como tinha sido a viagem antes de a pessoa voltar de lá... parece que já existia e-mail... mas não lembro se usávamos... 

E pra conversar com outras pessoas? Bem, salvo engano, existia um troço chamado Menssenger ou Messeger ou Messenger, algo parecido com isso... Ah, lembrei! MSN!!! Puxa, era até legalzinho "Bebelzinha acabou de entrar" e a cada conversinha fazia "bululup", eram tantos "bululups" de uma vez, vários emoctions e tals... puxa a gente conversava muito! Se eu forçar a minha memória um pouquinho antes... humm... tá vindo... tá vindo! Lembrei! Mensagens no celular! Era bem parecido com o Whatsapp de hoje, só que com beeem menos recursos... tínhamos que nós mesmos desenhar menininhos, menininhas, formiguinhas, gatinhos, carrinhos, peixes usando apenas pontos, parênteses, acentos, travessões. Sim, éramos mais criativos naquela época.

Ah, aquela época... Passaram-se dez anos de lá pra cá. Sim, amigo leitor, dez anos! Faz dez anos que você recebeu aquela mensagemzinha bonitinha do paquera da escola. Olhe no espelho e ele te confirmará que o tempo passou. Talvez por isso eu me espante ainda ao acompanhar online as férias de alguém no exterior. Em apenas dez anos saímos das fotos tiradas com rolos de filme (reveladas até meses após o clique) e fomos para as fotos instantâneas (no significado mais literal que essa palavra possa ter, que é pra frisar bem o quanto não há mais barreiras temporais entre o fato e o conhecimento amplo e geral). 

Eu não consigo imaginar o que vem depois disso. Quer dizer, até consigo. Já li sobre os tais óculos que projetam uma tela na sua frente e que se pode acessar a internet. Eis o nosso futuro: viver virtualmente. Ainda nos encontraremos no bar, cada um com seu óculos-computador na cara, mas não se ouvirá um pio na mesa. Faremos um chat em alguma rede social (lamento, mas até lá o Facebook estará obsoleto) e trocaremos informações com outros grupos em outros chats, sentados em outras mesas de outros bares. Parece chato? Hoje sim, entretanto, há dez anos se disséssemos para alguém que não nos sentaríamos mais no portão de casa à noite, para conversar, enquanto as crianças jogavam queimada na rua e que, em vez disso, ficaríamos trancados em nossos quartos, na frente do computador conversando com outros amigos também trancados em seus quartos... bem, isso soaria um tanto quanto enfadonho, não é mesmo?! Mas é o que há!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biotônico Fontoura

Errando que se aprende

Homens de All Star